terça-feira, 23 de abril de 2013

Resenha do livro: A viagem de Parvana - Outras histórias de uma garota afegã


Imagem retirada do Google e com bordas feita por mim.

  • Nome do livro: A viagem de Parvana
  • Sinopse:"Parvana, a adolescente afegã que se travestiu de menino para poder ajudar a família durante o impiedoso regime do Talibã, acaba de perder seu pai. Sozinha e desamparada, percorre o país para reencontrar o resto de sua família; no caminho, encontra a companhia de um trio improvável: um bebê, uma órfã e um garoto mutilado. Acompanhe a jornada dos três ao lado de uma garota que nunca desiste de lutar pela própria dignidade – mesmo em meio a cidades e lugarejos destruídos pelos conflitos, desolados pela pobreza e marcados pela desesperança. Escrito pela premiada escritora canadense Deborah Ellis a partir de relatos ouvidos em campos re refugiados no Afeganistão. A viagem de Parvana – segundo volume da história iniciada em A outra face – vai emocionar leitores de todas as idades."
  • Autora: Deborah Ellis
  • Editora:Ática
  • Classificação: Literatura Infanto Juvenil - Literatura crianças 8 até 11 anos
  • Número de Páginas: 142
  • Edição: 2/2012
  • Idioma:Português
  • Personagens: Parvana - Cassim,Shauzia,Hassan - bebê,Azif - garoto mutilado,pai - pai de Parvana,mãe - mãe de Parvana,irmão de Parvana - Ali,irmã mais velha de Parvana - Nooria,irmã mais nova de Parvana - Maryam,Leila - órfã ,vovó - Vó da Leila.



  • Meu resumo do livro:

 A história se passa no Afeganistão no meio de uma guerra.Tudo começa quando Parvana estava no enterro do pai.Ela e o pai viajavam pelo Afeganistão tentando encontrar a família(a mãe de Parvana,as duas irmãs e um irmão).Parvana se vestia de menino(seu nome de menino era Cassim) para facilitar a viagem porque o Afeganistão possui severas regras para mulher: não andar sem a companhia de um homem,não andar sem a burca e etc... Então,Parvana com a morte do pai é obrigada á prosseguir a viagem sozinha.A viagem é dura porque ela não possui comida ou água.E dorme no chão no meio do nada durante bombardeios,além de carregar peso nas costas dos seus pertences e de ninguém acompanhar ela.Então,ela decide escrever cartas para sua melhor Shauzia,para espantar a solidão.
No meio da viagem,Parvana encontra uma vila totalmente vazia e bombardeada.Entre os escombros da vila,ela escuta um choro e segue o barulho.Encontra um bebê vivo ao lado da mãe morta.Ela ajuda esse bebê e decide levar ele junto na viagem.Ela dá o nome de Hassan.
Durante a viagem,Parvana e Hassan encontram uma caverna.Nessa caverna encontra um garoto chamado Azif que não possui uma das pernas.Ele vive numa caverna porque fugiu do seu tio que batia nele.Parvana e Azif vivem implicando um com o outro,o tipo relacionamento de "irmão",e ele segue viagem com Parvana e Hassan.
Durante uma das cartas de Parvana para Shauzia,ela descreve um lugar maravilhoso chamado Vale Verdejante.Onde não havia guerra,comida e água em abundância e lugar para dormir.Certo dia,durante a viajem Parvana,Azif e Hassan acabam caindo em um campo minado.E são salvos por uma garota chamada Leila.Ela não tinha medo do campo minado porque dizia que a terra gostava dela,toda vez antes de comer ela depositava comida na terra.Ela vive em uma casa onde eles acabam considerando como o Vale Verdejante com a avó.Então,por alguns meses eles acabam morando.Mas,aviões começam á bombardear o local,e uma bomba acaba atingindo a casa e matando a vó de Leila.
Eles continuam a viagem á procura da família de Parvana,e agora também procurando a mãe de Leila que havia saído para procurar o irmão e pai de Leila.Hassan fica muito doente então eles vão para um campo de refugiados onde tem um hospital para Hassan se tratar.
AVISO DE SPOILER!PARE DE LER SE NÃO QUER SABER O FINAL:
Nesse campo havia do outro lado um campo minado.Um dia um avião com suprimento jogou pacotes de comida para a população.E os pacotes caíram no campo minado.Leila então saiu em busca desses pacotes,mesmo Parvana tentando impedir.Uma bomba acaba explodindo e Leila morre.Enquanto Azif e Parvana choram em cima do corpo morto de Leila,uma mulher vem acudir eles,e Parvana reconhece ela.Era sua mãe!

Campo minado: (Não,não é aquele joguinho!) Campo onde há bombas enterradas na terra que ao ser pisoteadas podem estourar.


  • Crítica: Na minha opinião foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida!Não tem como não se emocionar e sentir na pele o que eles passaram.Já comecei lendo o livro com lágrimas no olho e me acabei de chorar totalmente no final.Eu sou meio suspeita pra falar qualquer coisa desse livro porque se tornou um dos meus livros favoritos.Sempre gosto de aprender sobre religiões,culturas do Oriente Médio e eu vi a capa desse livro e totalmente já me apaixonei e vi que esse livro era daqueles que eu ia ler e reler e nunca cansar!Meu personagem favorito era a Leila,eu simplesmente me apaixonei pelo lado criança e bobo dela mesmo enfrentando tantas dificuldades,um exemplo a ser seguido.
  • Narrativa: Uma coisa muito importante em um livro(na minha opinião) é a narrativa.Porque ás vezes é complicada demais ou detalhada demais.Mas,ao contrário que muitas pessoas julgam por causa do tema do livro,é uma narrativa super fácil e rápida.
  • Citação Favorita: "A todas crianças que precisam ser mais corajosas do que precisariam ser"
  • Tempo de leitura: Depende de pessoa para a pessoa.Eu li em um dia(umas quatro,cinco horas).Eu sou uma pessoa com a prática de leitura e eu amei o livro,o que ajudou bastante.
  • Observações:O livro é uma continuação do livro A outra face,mas não é preciso ter lido A outra face para entender o livro.Eu até agora não li,e consegui entender completamente o livro.
  • Mensagem: A mensagem na minha opinião foi que ás vezes a gente só consegue olhar nosso mundinho.E esquece das verdadeiras coisas.Porque me importa com a fome no mundo,se não está me atingindo?Se não está atingindo meu colega do lado?Ás vezes a gente não dá o verdadeiro valor as coisas da nossa vida.A gente reclama de bobeira de coisas fúteis e crianças como as do livro lutando para sobreviver,e mesmo assim felizes.Eu sei que a gente não pode mudar muita coisa,mas fazendo um pouco da diferença a gente muda e muito.Então,dê mais valores,pare de reclamar de coisas fúteis.Isso é um lema que eu já tinha adotado muito antes de ler o livro na minha vida,mas acredito que muitas pessoas não tem essa consciência e seria legal elas lerem. 
  • Nota:




  1. Capa: 10
  2. Início da história: 10
  3. Enredo: 10
  4. Originalidade: 10
  5. Final da história: 10
  6. Nota final:10


Espero que tenha gostado dessa primeira resenha,e até a próxima (;

Nenhum comentário:

Postar um comentário